Querem ganhar dinheiro na net entrem aqui

quinta-feira, 31 de março de 2011

introdução à musculação 3

Resistência muscular Mas a corrida efectuada em exclusivo poderá causar desequilíbrios musculares. A unidade músculos abdominais-músculos paravertebrais (dorsolombares) é extremamente importante para a manutenção da es­tabilidade da coluna vertebral. Estudos suecos referem que cerca de 40% da força das costas advém do suporte abdominal, mas não basta apenas desenvolver este grupo muscular, é também necessário realizar exercí­cios que fortaleçam os músculos paravertebrais. O objectivo é manter os discos intervertebrais alinhados, o que necessita de uma boa muscu­latura do tronco, a qual manterá a coluna numa posição erecta. Só um treino de fortalecimento muscular, cumprindo as directrizes técnicas, permitirá atingir estes objectivos.

Por outro lado, o desenvolvimento da musculatura na região média do corpo vai melhorar a capacidade de ventilação respiratória, ao me­lhorar a eficácia dos músculos nela envolvidos, quer seja no decurso de uma corrida de fundo quer seja num sprint.

A força aumenta progressivamente com a idade, atingindo o máxi­mo aos 25 anos, altura a partir da qual diminui progressiva e proporcio­nalmente à falta de treino. Sabe-se também que as mulheres têm menos força, quer em termos absolutos quer em termos relativos, especialmente após a puberdade, altura em que aumenta o conteúdo gordo corporal. Esta situação poderá ser explicada por um nível plasmático de androgé­nios inferiores, e por factores socioculturais, pois de uma maneira geral o treino de força na mulher não é bem visto e a definição muscular é esteticamente desagradável e feia.

Sem comentários:

Enviar um comentário